Projeto Político Cobrecos Cariri 2016

Os últimos Cobrecos trouxeram um debate voltado para a autoconstrução da Executiva e suas questões internas, resgatando o movimento circular do ME e do passado (Cobrecos Fortaleza 2012 - Memória: a luta é como um círculo), além de questionar nosso local de atuação e nossas propostas enquanto estudantes de Comunicação (Cobrecos Niterói 2015 - Quem são vocês?), até mesmo trazendo a importância da unidade nas lutas do MECom (Cobrecos Vitória 2014 - Juntos Resistimos).
Portanto, nós do Coletivo Enecos Cariri pautamos como tema "Aos que virão: o sertão vai virar mar!". Entendendo que, após reafirmar os ciclos de luta e a compreensão do que é ser Enecos, é hora de pormos as mãos na massa, depois de um longo período de dificuldades. Construir as lutas para aqueles que virão, até o sertão virá mar e ampliar a inserção da Enecos nas lutas da classe trabalhadora brasileira, além de se solidarizar internacionalmente com os trabalhadores de outros países.
O sertão nordestino é o espaço geográfico compreendido nos territórios dos estados de Alagoas Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, abrangendo ainda parte de Minas Gerias. De centro seco, margeado por áreas úmidas, o sertão é frequentemente lembrado pelo seu caráter semiárido e hostil. Todavia é o espaço onde a beleza também habita, onde os movimentos sociais jamais cessam .
Enfatiza-se o caráter cíclico que assim como ocorre na natureza, acredita-se também ocorrer no movimento estudantil. O sertão por exemplo, um dia já foi mar, o Cariri um dia já foi mar, prova maior são os inúmeros vestígios e fósseis de espécies marinhas intactas que são encontrados constantemente em cidades como Santana do Cariri e toda a Chapada do Araripe. Antônio Conselheiro, líder popular do arraiá de Canudos, encampava a seguinte profecia: "O sertão vai virar mar, e o mar vai virar sertão".
O Cobrecos Cariri se propõe a ser um espaço de renovação e reconstrução da militância da Enecos. Por isso, convidamos tod@s @s estudantes de Comunicação Social do Brasil para construir esse espaço de luta e organização do MECOM no Cariri, durante os dias 14 à 21 de Fevereiro de 2016, no Campus da Universidade Federal do Cariri em Juazeiro do Norte - Ceará.

Leia o Projeto Político completo: http://1drv.ms/1Ns9DNe


Coletivo Enecos Cariri

Coletivo que faz parte da Regional Nordeste 3, da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.

Siga o Coletivo nas Redes Sociais